A Prefeitura, por meio da Chefe de Setor da Secretaria Municipal de Educação, Rosana Aun Borges Dias, detalhou informações envolvendo o transporte escolar de alunos das áreas urbana e rural de Jales, em resposta ao Requerimento nº 49/2025, de autoria do Vereador Luís Especiato (PT).
No documento, o Edil havia indagado quantas e quais são as linhas de transporte para estudantes das áreas rurais e urbanas. A resposta de Dias, em ofício, foi de que são quinze linhas, sendo que os alunos que frequentam as salas de Atendimento Educacional Especializado - AEE no período contrário também são transportados. Ela forneceu uma planilha com as linhas de transporte, que pode ser visualizada no link https://abre.ai/linhas-transporte.
Especiato também quis saber, no Requerimento, quantos e quais alunos são transportados atualmente da zona rural e do perímetro urbano. Ao todo, de acordo com Dias na resposta, são transportados atualmente 312 estudantes da rede municipal e 180 alunos da ETEC de Jales.
Outra dúvida do Vereador havia sido quais escolas recebem estudantes transportados da zona rural e quais recebem da zona urbana. A Chefe de Setor citou as seguintes Escolas Municipais - EMs: EM Jacira de Carvalho da Silva, EM Prof. Oswaldo Soler, EM Profa. Elza Pirro Viana, EM Profa. Maria Olympia Braga Sobrinho, EM Prof. Alberto Gandur I e II e EM Profa. Iracema Pinheiro Candeo – Lola.
Mais uma questão do parlamentar foi se os veículos da nova empresa já estão atendendo ao serviço contratado ou ainda são os mesmos da empresa anterior. Dias afirmou que os veículos da atual empresa, a Terra Auto Viação Transportes Ltda, iniciaram suas atividades no dia 21 de março de 2025.
Na ocasião da elaboração do Requerimento, Especiato havia questionado, caso ainda fossem utilizados os veículos da antiga empresa, por que ainda estariam em circulação. A Chefe de Setor reforçou que não há mais ônibus da empresa anterior, a Campinense Ltda, transportando alunos da rede municipal de ensino.
Por último, o Vereador havia perguntado quantos veículos são utilizados para o transporte escolar. Dias mencionou que atualmente são quinze no total.
Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51389.