Chinaglia é recepcionado na Câmara de Jales
16 de junho de 2007
O presidente da Câmara Federal, deputado Arlindo Chinaglia, esteve em Jales no sábado, dia 16, a convite do prefeito Humberto Parini (PT), tendo sido recepcionado na Câmara Municipal, pela presidenta Aracy Murari Cardozo (PT), pelos vereadores Luís Especiato (PT) e Jediel Zacarias (PMDB), e por várias lideranças políticas da região. Ele veio a Jales para falar sobre o projeto de Reforma Política e aproveitou para agradecer a votação que teve na região. Chinaglia, que é filiado ao PT desde 1980, explicou que ficou praticamente impedido de participar da última campanha eleitoral, em função de um acidente que o deixou imobilizado por mais de dois meses. ?Foi graças ao apoio de pessoas como vocês que consegui a reeleição e pude chegar à presidência da Câmara, portanto, quero expressar minha dívida de gratidão para com Jales e a região?, disse o deputado.
Sobre a Reforma Política, Chinaglia ressaltou que ?depois de dez anos de tramitação, somente nesta legislatura a reforma foi efetivamente incluída na pauta como prioridade da agenda da Câmara?. Questionado pelo prefeito de Valentim Gentil e presidente da AMOP, Liberato Rocha Caldeira, sobre o aumento de 1% no repasse do FPM aos Municípios, Chinaglia garantiu, para satisfação dos prefeitos presentes, que a medida faz parte da Reforma e deverá ser aprovada ainda neste ano. O presidente da Câmara Federal disse também que a Reforma deverá corrigir as distorções provocadas pela decisão do TSE quanto ao número de vereadores. ?É preciso reavaliar essa falta de proporcionalidade, onde cidades com 3 ou 4 mil habitantes têm 9 vereadores, enquanto cidades com 100 mil habitantes possuem 10 vereadores?, afirmou Chinaglia, complementando: ?a redução do número de vereadores imposta pelo TSE não trouxe economia nenhuma para os municípios, uma vez que não se reduziu o valor do duodécimo transferido para as Câmaras. A Reforma Política deverá restabelecer a proporcionalidade e diminuir os gastos com as Câmaras ao reduzir o duodécimo?.
Para o prefeito Parini, o aumento do repasse do FPM é uma medida importante e deverá proporcionar um aumento de arrecadação de quase R$ 600 mil anuais para a Prefeitura de Jales. Já a presidenta da Câmara, Aracy Murari Cardozo, avaliou que a visita de Arlindo Chinaglia demonstra a consideração do deputado por nossa cidade. ?Mesmo com todas as atribulações do cargo de presidente da Câmara dos Deputados, o Chinaglia encontrou tempo e disposição para vir até a nossa região; ele está voltando para Brasília com várias solicitações dos prefeitos e vereadores que aqui estiveram e, com certeza, vai dar uma atenção especial a esses pedidos?, disse Tatinha.

terça, 28 de outubro de 2025 
