A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Diretora Técnica II Paula Martins de Souza e da Diretora Técnica III Andrea Saori Gushiken, se manifestou sobre a Moção nº 27/2025, de autoria dos os Vereadores da Câmara Municipal de Jales, na qual manifestaram apoio aos servidores das carreiras de Apoio Agropecuário e Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo, por suas reivindicações. A propositura dos Edis está disponível para visualização no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51941.
Na Moção, consta que “o Parlamento Jalesense manifesta total apoio à imediata adoção de medidas concretas por parte do Governo Estadual, quais sejam: realização de concursos públicos para recomposição do quadro funcional; valorização salarial e estrutural das carreiras, e implementação de políticas públicas que assegurem condições dignas de trabalho e continuidade dos serviços prestados”.
Em ofício, Souza e Gushiken explicaram que o documento mencionado destaca, em síntese, a escassez de reposição de cargos na Carreira de Apoio Agropecuário devido a aposentadorias sem reposição e ausência de concursos públicos, agravada pela desvalorização salarial e falta de reajustes inflacionários, tornando a carreira pouco atrativa e causando adoecimento entre os servidores.
“Ressaltam-se ainda o crescimento da demanda agropecuária paulista e os desafios sanitários, como gripe aviária, raiva em herbívoros e doenças em equinos, além da necessidade de vigilância após o fim da vacinação contra febre aftosa. O texto também destaca funções essenciais da carreira, como inspeção de produtos agropecuários, controle de pragas e doenças, fiscalização de agrotóxicos, conservação do solo e controle do trânsito de animais e vegetais”, detalham as Diretoras.
Elas acrescentam que, “diante disso, solicita-se a aprovação da Moção e seu encaminhamento às autoridades competentes, com apelo especial pela garantia de condições justas de trabalho e remuneração digna para todos os servidores”.
“No que tange às atribuições desta Coordenadoria de Recursos Humanos (CORH), reafirmamos nosso compromisso com a valorização das carreiras e dos servidores, baseada na missão, visão e valores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, cuja principal atribuição é promover o desenvolvimento sustentável da agricultura, garantir o abastecimento de alimentos e apoiar os agricultores. Destacamos que tais funções abrangem ações de assistência técnica, fiscalização, incentivo à inovação e à produção agrícola, além de assegurar a segurança alimentar da população”, salientaram Souza e Gushiken no ofício.
Ainda, as Diretoras ressaltaram que o sucesso na concretização da missão, visão e valores da Secretaria também está diretamente ligado ao empenho de uma equipe técnica motivada, capacitada e devidamente valorizada. “Dessa forma, informamos que está em curso um estudo técnico visando à apresentação de proposta para valorização das carreiras de apoio”, afirmaram.
Por fim, Souza e Gushiken reforçaram que, “nesse contexto, a Coordenadoria de Recursos Humanos, em nome da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, reafirma seu compromisso com a valorização do serviço público e, em especial, com os servidores que atuam de forma alinhada às diretrizes e aos objetivos estratégicos da Pasta”. “Acreditamos que esse comprometimento fortalece a gestão pública e contribui para a entrega de resultados que beneficiam toda a sociedade”, finalizaram as Diretoras.
Outros detalhes sobre o ofício podem ser obtidos no link https://abre.ai/oficio-secretaria-agriculturaeabastecimento-estadosp.

terça, 28 de outubro de 2025 
