A Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Educação e Vice-Prefeita de Jales, Marynilda de Lourdes Cavenaghi Nacca, respondeu ao Requerimento nº 136/2025, da Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE), sobre a realização de vistorias técnicas nas escolas e EMEIs da cidade.
A Edil perguntou, no documento, se no período de férias escolares a Secretaria de Educação realiza vistorias técnicas nas referidas unidades. Em caso afirmativo, questionou quais foram vistoriadas em 2025. Nacca respondeu em ofício que não são realizadas vistorias no período mencionado.
Outra dúvida de Moreto foi sobre a possível existência de algum relatório ou documento técnico que aponte os problemas estruturais detectados, como infiltrações, calhas entupidas ou buracos em calçadas. Em hipótese afirmativa, pediu o encaminhamento de cópia. A resposta da Secretária foi novamente negativa.
A Vereadora também indagou, no Requerimento, quais providências estão sendo adotadas pela Pasta para resolver esses problemas antes do retorno das aulas. Nacca explicou que, visando à melhoria das unidades escolares, há previsões para serem realizadas reformas e ampliações, como o Processo Licitatório n° 336/25, Concorrência Eletrônica nº 05/25, que trata da reforma e adequação predial da Escola Municipal – EM Iracema Pinheiro Candeo – LoLa, e o Processo Licitatório nº 358/25, Concorrência Eletrônica nº 06/25, que visa à execução de ampliação de duas salas e sanitários acoplados da EMEI Diva Maciel Jorge.
“Há previsão, ainda neste exercício, de realização de ampliação e revitalização da EMEI Dercílio J. de Carvalho, e já foi realizada a reforma da cozinha da EM Profª Jacira de Carvalho da Silva. Informa-se por fim que esta Secretaria estuda a possibilidade de realização de um processo licitatório no âmbito de manutenções prediais corretivas e preventivas para todas as unidades escolares, visando a sanar problemas pontuais”, informou Nacca.
Por último, no Requerimento Moreto quis saber se há alguma previsão de investimento específico para obras emergenciais no segundo semestre. A Secretária reforçou que “haverá o investimento no sentido de ampliações e reformas das unidades citadas e a possibilidade de realização de licitação para manutenções prediais preventivas e corretivas”.
Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52380.

terça, 28 de outubro de 2025 
