Por meio da Moção de Aplausos nº 38/2025, aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 4 de agosto, na 1829ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, os Vereadores Leandro Antonio Bigotto (PL) e Luís Especiato (PT) homenagearam o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales pela celebração de seus 35 anos de atividades. O Diretor Cultural da Associação Espaço Cultura, Cidadania e Arte – ECCART, Clayton Edson Campos, e outros integrantes da Escola estiveram presentes e acompanharam a homenagem.
Antes da deliberação da Moção, Campos fez uso da Tribuna Livre para discorrer sobre a apresentação dos trabalhos realizados e a prestação de contas dos repasses recebidos, além de informar que pretendem construir uma sede própria em terreno próximo à Secretaria Municipal de Saúde.
Após sua explanação, todos os Vereadores parabenizaram e elogiaram o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales, e tiraram dúvidas a seu respeito. Alguns se comprometeram a repassar parte de emendas impositivas para a continuação dos trabalhos, assim como afirmaram que irão atrás de recursos por outros meios.
Ainda, na ocasião, o Edil Rivelino Rodrigues (PP) sugeriu que o prédio onde funcionava a Associação de Moradores do Bairro do Jardim América e São Judas, e que conta com uma quadra coberta, pudesse ser o local de instalação da sede própria da Escola.
Posteriormente foi o momento da homenagem com a Moção de Aplausos, quando Bigotto novamente parabenizou o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales pelos 35 anos da Escola. “E não só pelo tempo [de atividades], mas por manter a qualidade do trabalho de vocês com excelência. Como disse o Clayton [no uso da Tribuna Livre], estamos no ‘fundo’ do estado, na divisa com o Mato Grosso do Sul e com Minas Gerais, e temos um trabalho de excelência dentro da nossa cultura. E tantos artistas renomados conheceram Jales por meio desse trabalho. Por isso estou aqui para parabenizar vocês”, declarou.
Em seguida, Especiato ressaltou que “há um reconhecimento desta Casa”. “É um reconhecimento desta instituição ao trabalho que realizam lá. O Festival Nacional de Teatro é um fenômeno. É algo que, quem vem de fora e assiste, fica encantado. Isso demonstra o respeito, a organização de vocês e que estão no caminho certo. Vocês estão de parabéns por todo esse trabalho realizado. Com valorização, com destinação de recursos e uma sede própria – que vamos lutar para que aconteça -, tenho certeza de que vamos nos transformar em um centro de cultura”, disse.
Detalhes sobre a Moção de Aplausos estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52504.

terça, 28 de outubro de 2025 
