Nesta segunda-feira, dia 4 de agosto, na 1829ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, foi aprovada por unanimidade a Moção de Pesar nº 43/2025, de autoria de todos os Vereadores da Casa Legislativa. A propositura homenageia postumamente o Pastor Elias Fernandes de Matos, falecido na madrugada do dia 27 de julho de 2025, no Hospital de Base de São José do Rio Preto, aos 76 anos de idade.
“O Pastor Elias era uma referência para toda uma cidade. Um homem de fé, de evangelismo, que pregava o Evangelho e era respeitado por todos e todas as religiões. Deixou o seu legado e fará falta para a nossa cidade como homem verdadeiro, que tinha uma fé inabalável. Quero deixar a gratidão por tudo o que o Pastor Elias foi, e pelo que deixou para todos nós”, declarou o Presidente da Câmara, Vereador Bruno Henrique de Paula (PL), na Sessão Ordinária.
Na Moção, os Edis mencionam que Matos, natural da cidade de São Paulo, foi uma das mais respeitadas lideranças religiosas da cidade, reconhecido por sua firmeza na fé, seu espírito de serviço e sua profunda dedicação à vida comunitária, e que iniciou sua trajetória ministerial em Jales em 1978, assumindo a presidência da Primeira Igreja Batista de Jales, cargo que exerceu com dedicação ininterruptamente por 46 anos. Em 2002, recebeu o Título de “Cidadão Jalesense”, outorgado pela Câmara, pelos relevantes serviços ao município.
“Durante sua longa e frutífera caminhada pastoral, o Pastor Elias tornou-se referência para a comunidade evangélica local e regional, tendo contribuído decisivamente para a fundação de diversas igrejas no interior paulista, bem como para a formação de dezenas de pastores e missionários, cuja atuação hoje se espalha por todo o Brasil e também fora dele. Seu legado transcende as paredes da igreja, alcançando famílias, instituições e projetos sociais, sempre marcado por uma postura de acolhimento, empatia e firmeza de princípios”, diz a propositura.
Nela também consta que “sua pregação centrada na esperança e no amor de Cristo conquistou o respeito não apenas dos fiéis, mas de toda a sociedade jalesense”. “Suas palavras e ações eram guiadas por um compromisso inabalável com a verdade, a caridade e a transformação social por meio da fé. Sua vida foi um testemunho vivo do versículo de 2 Timóteo 4:7: ‘Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé’”, é detalhado na Moção.
Os Vereadores destacam ainda, no documento, que “pela magnitude de sua atuação pastoral e comunitária, a Prefeitura Municipal de Jales decretou luto oficial de três dias, reconhecendo publicamente a relevância da trajetória do Pastor Elias para a história e a identidade do município”.
“A Câmara Municipal de Jales, ao prestar esta singela, porém sincera homenagem, expressa sua solidariedade à família enlutada, à comunidade da Primeira Igreja Batista de Jales e a todos os que foram tocados por sua missão de fé e amor ao próximo. Que a memória do Pastor Elias Fernandes de Matos permaneça como luz inspiradora para as futuras gerações, e que seu exemplo continue frutificando em ações de paz, justiça e fraternidade. Que descanse em paz, sob a graça do Senhor, a quem serviu com tanto zelo e devoção”, finaliza a propositura.
Outros detalhes sobre a Moção de Pesar estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52543.

terça, 28 de outubro de 2025 
