A Secretária Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Beatriz Renesto Faile, respondeu ao Requerimento nº 129/2025, de autoria do Presidente da Câmara Municipal de Jales, Vereador Bruno Henrique de Paula (PL), sobre o trânsito de veículos pesados nas Ruas Idair Lopes e Celso Luiz Abra, no Jardim Municipal, assim como a possibilidade de desvio desses veículos para as Avenidas Paulo Marcondes, Guilherme Soncini e Salustiano Pupim, e pela estrada municipal JAL-355.
No documento, de Paula perguntou se existe alguma previsão por parte da municipalidade para a instalação de faixas elevadas de pedestre na Rua Idair Lopes, tendo em vista os reiterados pedidos da população e as Indicações já apresentadas por Vereadores. Em ofício, Faile afirmou que há projeto sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, atrelado a convênio firmado, para a execução de faixas elevadas no local.
O Edil também questionou se há estudos ou medidas em andamento visando à restrição da circulação de veículos pesados nas Ruas Idair Lopes e Celso Luiz Abra, diante dos prejuízos já verificados, como a quebra de calçadas e o desgaste precoce do asfalto. A resposta foi que está em fase de elaboração uma ordem de serviço para melhoria da sinalização viária no referido local. “Informamos ainda que a empresa responsável pelos danos verificados na calçada e pavimento foi devidamente oficiada, sendo-lhe atribuída a responsabilidade pela execução das devidas manutenções corretivas”, completou a Secretária.
Outra dúvida do Presidente, no Requerimento, foi se existe a possibilidade técnica e legal de se desviar o trânsito de caminhões com cargas pesadas para as Avenidas Paulo Marcondes, Guilherme Soncini e Salustiano Pupim, em substituição às vias hoje afetadas. Faile respondeu que está em andamento um estudo técnico para viabilidade de desvio do tráfego de veículos pesados para tais avenidas. “Contudo, é importante destacar que a Avenida Guilherme Soncini possui uma creche com grande movimentação de crianças, e a Avenida Paulo Marcondes já apresenta sobrecarga viária, o que também causaria prejuízo à infraestrutura. Dessa forma, estão em estudo possibilidades de melhoria das sinalizações para não causarem prejuízo aos moradores locais nem às empresas ali instaladas”, salientou.
Na ocasião da elaboração do Requerimento, de Paula havia indagado, caso a alternativa da dúvida anterior não fosse viável, se a Prefeitura consideraria a hipótese de permitir o trânsito desses veículos exclusivamente pela Estrada Municipal JAL–355, que atualmente encontra-se encascalhada e em boas condições de tráfego. Faile disse que a Prefeitura oficiou a empresa que opera com veículos pesados na região, recomendando a priorização do uso da estrada mencionada. A cópia do referido ofício pode ser visualizada no link https://abre.ai/resposta-requerimento-129-2025.
Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52271.

terça, 28 de outubro de 2025 
